As formigas compõem um grupo de animais pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Formicida. Conhecidas no mundo inteiro, elas freqüentemente despertam a curiosidade não só dos cientistas, mas também de toda a comunidade. O modo como se organizam em sociedades e como adquiriram um estilo de vida para lá de especial intriga ainda hoje os pesquisadores e fazem das formigas um dos grupos animais mais estudados.
Como é a vida das formigas? Como elas conseguem ter uma organização interindividual tão complexa? Como a vida do homem e das formigas se cruzam? Para responder a essas e a outras perguntas leia este texto e descubra que a mirmecologia (ciência que estuda as formigas) é muito mais interessante do que você sempre pensou!
Diversidade e importância ecológica
Atualmente são conhecidas cerca de 12.000 espécies de formigas. Destas, 2.000 vivem no Brasil. As formigas conseguem habitar vários locais do globo: desde as mais cobertas e naturais florestas tropicais até os mais limpinhos e asseados armários da casa do(a) leitor(a). O que difere é o grau de diversidade (número de espécies na área). Na Amazônia, por exemplo, em uma única árvore foram encontradas 43 espécies distintas e em um hectare de solo há mais de oito milhões de formigas. Contudo, há somente algumas dezenas de formigas residenciais.
As formigas representam cerca de
Por terem hábitos alimentares diversificados (carnívoras, herbívoras ou onívoras), as formigas desempenham papel importante na cadeia alimentar. Em geral a competição é algo muito comum entre as formigas e por isso muitas vezes o arqui-inimigo de uma formiga não é nada mais, nada menos, do que outra formiga.
|
1 |